Entrevista da Semana - André Fialho


Após oito anos a formar alunos e com uma carteira de mais de 1000 alunos que passaram pela nossa escola, a Cocktail Team foi ver o que estão alguns dos nossos alunos a fazer neste momento.

Como primeiro entrevistado temos André Fialho, rumou a Massamá vindo de Faro para tirar o seu primeiro curso na Cocktail Team em Dezembro de 2007. Nesta altura o André já frequentou três dos nossos cursos: Curso de Introdução ao Flair Bartending, Curso de Working Flair, e Curso de Gestão e Controlo de Bar.

Vamos ver o que o André está a fazer neste momento:


André neste momento onde estás a trabalhar? Que funções estás a desempenhar? 

No Património que é um Club em Faro e no Castelo, um Lounge e Restaurante na Cidade Velha de Faro, ambos como Bartender. 


Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

A minha mãe trabalhava em hotelaria e desde muito cedo (5 ou 6 anos) eu ia ter com ela, ainda hoje me lembro de como ela me dizia que era importante nós tentarmos dar sempre o que o cliente quer. Aos 17 anos, nas férias do secundário, à procura de um trabalho de Verão acabei por encontrar um bar na Praia de Faro, o Havana onde trabalhei o Verão todo como Waiter e às vezes, das 12h às 13h podia ficar atrás do balcão (ainda tirei umas imperiais). E penso que o gosto começou aí mesmo, tinha sempre uma pergunta a fazer ao bartender com que eu trabalhava e cada vez mais me apercebi que o liquido que havia dentro daquelas garrafas não era assim tão simples como imaginava, ainda hoje faço perguntas e ainda hoje descubro coisas novas.


Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

A Cocktail Team entrou na minha vida quando fui convidado a entrar num projeto que carecia mais conhecimento do que aquele que eu tinha, na altura não se fazia nada pelo Algarve e nas buscas pela Internet encontrei a Cocktail Team que era a única escola que explicava tudo o que faziam e o porquê, de uma forma muito transparente e clara e na altura pareceu-me a escolha mais indicada, e hoje seu que foi.


De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?

A Cocktail Team ajudou-me a conhecer um mundo que eu só conhecia pela capa e desenvolveu em mim a capacidade de querer aprender sempre mais sobre aquilo que faço, foi de facto um grande alicerce para a minha carreira como Bartender.


Quais os teus planos para o futuro?

A verdade é que não os tenho, acabei de chegar de uma aventura de 6 meses pelas Caraíbas e Mediterrâneo a bordo de um cruzeiro como bartender e ainda não quis pensar muito no futuro porque me agrada muito aquilo que faço no presente.


Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

A nível nacional o Prof. Fernando Brito para mim é um dos melhores devido à sua dedicação e como eu constumo dizer é o Homo Universalis do Bar. Depois muitos outros com quem aprendi, Hugo Silva, Prof. Ricardo Encarnação, a equipa do Cinco Lounge, Sommelier Jorge Santos, a equipa do Columbus Bar em Faro e de certo me estou a esquecer de uma dezena deles. A nível internacional não são muitos, apenas aqueles com quem trabalhei, Junior Merino - The Liquid Chef e Philip Duff - Bols.

Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

Talvez roube o concelho que a minha mãe me deu e daria a esse jovem, a verdade é que é maravilhoso quando alguém nos faz as vontades todas e é nesse aspecto que acho que o bartender se devia focar "no que é que o cliente quer" e "no que é que eu posso melhorar para lhe dar o que ele quer com melhor qualidade possível" a partir daí conseguimos encontrar as soluções muito mais facilmente e claro a formação contínua.


Qual o teu cocktail preferido?

Por acaso não tenho, costumo dizer que um bartender com uma bebida preferida é como se tivéssemos um pulmão ou uma perna preferida, haha, mas se tiver que escolher algo talvez um Old Fashion ou Whisky Sour.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Iola Martins

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues