Entrevista da Semana - Paulo Silva


Esta semana mais uma entrevista a um aluno da nossa escola. 

O escolhido da semana foi Paulo Silva.
O Paulo já se deslocou diversas vezes a Massamá, vindo da Covilhã, para tirar alguns dos nossos cursos. O percurso do Paulo pela nossa escola começou recentemente, em Dezembro de 2012, com o Curso de Introdução ao Flair Bartender e o Curso de Elaboração de Cocktails. Nesta altura, além destes dois cursos, o Paulo tem ainda no seu curriculum o Curso de Working Flair, o Curso Master Gin e o Curso Master Whisky.

Vamos ver o que o Paulo tem para nos dizer:


 Paulo neste momento onde estás a trabalhar? Que funções estás a desempenhar?

Trabalho no Chemistry, na Covilhã, sou o responsável do bar. Costumo ainda fazer algumas acções noutros locais para promoção de bebidas.


Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

Comecei a fazer serviço de bar por volta dos 18 anos em alguns empregos de Verão e mais tarde com a frequência de discotecas e bares fui criando o bichinho. A curiosidade levou-me mais tarde a trabalhar nos bares e discotecas, onde conheci muitos barmans que me ensinaram muito do que sei hoje.


Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

Depois de vários anos a trabalhar na noite fui descobrindo que precisaria de formação para me adaptar melhor às funções e aprender tudo de início porque percebi que faltava muita coisa para me poder chamar de Barman... Um dia fui surpreendido por uma demosntração através de uma marca de bebidas, a Safari, em que um dos barmans era o Hugo Silva, que logo me falou da Cocktail Team, dos cursos que tinham e que deveria frequenta-los se tivesse oportunidade pois eu não fazia ideia do quanto poderia melhorar o meu trabalho. Assim, mais tarde, surgiu a oportunidade e contactei a Cocktail Team para aí frequentar os cursos disponíveis e melhorar a minha formação.


De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?
Contribuiu em muito pois fez-me descobrir outra parte do Bar que eu não conhecia: a Criação de Bebidas, a maneira de as apresentar e até a própria constituição e fabrico que desconhecia. 
Agora sinto-me preparado para trabalhar em qualquer sitio.


Quais os teus planos para o futuro?

Continuar com a formação. Talvez trocar os bares e discotecas por um serviço de bar num Hotel pois acho que teria mais facilidade em mostrar todos os conhecimentos e bebidas. Neste momento as casas nocturnas estão limitadas aos prazeres da moda e da publicidade e é muito difícil convencer tanto os patrões como os clientes a apostarem noutras bebidas e noutro tipo de serviço pois normalmente existem contratos com marcas e litragens para atingir. Já não falando no preço das bebidas que tendem a ser cada vez mais baratas, o que nos limita muito no nosso serviço.
Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e internacionais)?
Nacionais tenho o Prof. Francisco Guerreiro, Nelson Bernardes e o nosso Hugo Silva pela energia. Internacionais tenho o italiano Francesco Leoni e o Argentino Christian Delpech.



Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?
Aconselhava primeiro a procurar formação e depois a ter muita humildade e sacrifício porque estar atrás de um balcão não é para todos.


Qual o teu Cocktail preferido?
Sou um admirador de Rum e sem dúvida os Daiquiris são uma boa opção, simples e saborosos, mas qualquer Cocktail desperta um sentimento diferente, pois isso é difícil escolher só um.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Iola Martins

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues