Um pouco sobre.... CHRISTIAN DELPECH


CHRISTIAN DELPECH nasceu em Buenos Aires, a 25 de Fevereiro de 1977. Nunca sonhou ser um dos Bartenders mais famosos e bem sucedidos a nível mundial. Na adolescência esteve mais interessado em Publicidade e Marketing a qualquer outra carreira. Em 1995, trabalhando num bar de um amigo em Buenos Aires, viu o filme "Cocktail", no qual Tom Cruise e Bryan Brown se tornam famosos em Nova York por lançar garrafas e fazer algumas brincadeiras. Este filme mudou a vida de Christian para sempre.


"Cocktail" inspirou Christian a seguir o Flair Bartending. O "Flair" não era popular na Argentina, por isso ele foi forçado a praticar apenas através dos movimentos que aprendeu com o filme. Continuou a praticar arduamente absorvendo tudo o que podia para usar atrás do bar. Foi um processo difícil para ele, já que havia muito poucos flair bartenders em Buenos Aires.

Completamente apaixonado pela arte do Flair, Christian percebeu de tinha de agir rápido para melhorar as suas habilidades e desenvolver a sua vocação. Assim sendo, em 1998 e com apenas 400 dólares na carteira, mudou-se para Espanha. Primeiro foi morar para Tenerife, nas Ilhas Canárias, depois mudou-se para Madrid onde começou a praticar magia. A magia teve um grande impacto em Christian, tal como o Flair. Ela praticava mais magia do que praticava flair.

Pouco tempo depois Christian muda-se para Ibiza. Praticava religiosamente magia e flair até que teve a primeira oportunidade de expor as suas habilidades em bares e restaurantes. Contudo, mesmo estando em Ibiza, onde as casas nocturnas estão abertas 24h, ele teve dificuldades em encontrar bartenders com quem partilhar os seus conhecimentos e aprender mais.

Em Dezembro de 1999, estava Christian de férias em Miami, deparou-se com uma competição organizada pela FBA (Flair Bartender's Association) para escolher o melhor bartender do mundo. Infelizmente era tarde para poder participar na competição. Neste momento Christian viu-se numa encruzilhada: continuar a dividir o seu foco entre a magia e o flair ou comprometer-se totalmente com o Flair Bartending? Ele escolheu o Flair.

Poucos meses depois Christian participou numa Competição de Bartending no seu país natal, a Argentina. Foi a sua primeira Competição no Hard Rock Café, em Buenos Aires e conseguiu o segundo lugar (ficando em primeiro lugar na prova de Exhibition Flair).

Nesse mesmo ano participou noutras competicões internacionais como a Universal Summit (Orlando) e a Road House (Londres) não tendo ganho nenhuma delas.

Regressou à Florida (Orlando) para participar na competição que tinha visto no ano anterior: "Quest for the Best". Todos estes anos de dedicação finalmente trouxeram resultados: ganhou o primeiro lugar na categoria semi-pro. Devido à sua inesperada vitória e excelente desempenho, Christian foi convidado pelo Campeão Mundial de Flair Bartender, Ken Hall, para participar na mais prestigiada competição, apenas para convidados: Legends of Bartending. Foi um sonho tornado realidade e ele aceitou com entusiasmo.

Christian muda-se para Cancun, no México, para se preparar para a maior competição da sua vida enquanto trabalhava como barman. Após três meses de trabalho árdou e muito treino, ele viaja para Las Vegas para competir no Legends.

Após quatro provas e dois dias esgotantes a competição estava limitada a Christian e a outro bartender mais experiente que lhe ganhou três das quatro provas: Speed Round, Working Flair e Pour Test. A faltar uma última prova (Exhibition Flair), Christian sabia que teria de deslumbrar os juízes para ganhar e foi o que ele fez. Deslumbrou os juízes e ganhou o primeiro lugar no maior e mais prestigiado concurso de bartending do mundo. Paixão e determinação levaram-no à vitória. O seu movimento, combinando estilo com suavidade (que conseguiu, em parte, através do estudo ma magia), tornar-se-ia na sua imagem de marca.

Escusado será dizer que tinha sido uma vitória inesperada. Com a ajuda do prémio em dinheiro que ganhou nesta competição, Christian participou nas próximas quatro grandes competições, ganhando três delas, incluindo a Roadhouse Grand Final. No mesmo ano, ainda em Las Vegas, visitou "The Voodoo Lounge" no  Rio Hotel&Casino Suits e o "Carnaval Court" em Harrah's, ficando encantado com a beleza de um verdadeiro bar de flair.

Ouvindo rumores da abertura de mais um bar de flair no Caesars Palace chamado "Shadow Bar" decidiu tentar conseguir trabalho lá.
Um mês mais tarde, após regressar a Las Vegas e ser contratado para trabalhar no "Shadow Bar", Christian teve a oprtunidade de melhorar a sua arte trabalhando num autêntico bar de flair. Ele ficou lá durante um ano, até ganhar novamente a competição Legends of Bartending. Nesse momento recebeu a proposta de ir trabalhar para o "Carnaval Count", considerado o melhor bar de flair do mundo, a qual não hesitou em aceitar.

Hoje em dia, com 19 primeiros lugares em competições mundiais e mais de 50 primeiros lugares em competições por todo o mundo, Christian ainda se encontra a trabalhar no bar do "Carnaval Count". Ele trabalha quatro dias por semana no bar e passa o restante tempo com o seu filho e a trabalhar na sua empresa ChristianDelpach.com LLC, fazendo eventos, demonstrações, treinando equipas, dando seminários, etc.

Christian credita todo o seu sucesso na sua determinação e no seu foco e continua a praticar a cada chance que recebe.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Iola Martins

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues