Entrevista da Semana - Tiago Mira


O escolhido desta semana para a nossa entrevista é o Tiago Mira.

O Tiago frequentou a nossa escola pela primeira vez em Fevereiro de 2010 onde realizou os Cursos de Introdução ao Flair Bartending e o Curso de Working Flair. Em 2011 rumou novamente do Alentejo para aprofundar um pouco mais a sua formação e tirou o Curso de Iniciação à Mixologia Molecular. 

Vamos ver os que o Tiago esta a fazer passados estes anos e o que tem para nos dizer:


Tiago neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desempenhar?

Neste momento encontro-me a trabalhar fora do País, mais precisamente em Londres no One Aldwych Hotel, desempenhando as funções de Head Bartender (Chefe de Bar).



 Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

Desde muito cedo que me lembro de ter um grande fascínio pela arte de bar, mas foi com 16 anos que tive a minha primeira experiência dentro do ramo num bar chamado KAB+1 na pequena vila de Ferreira do Alentejo, onde aliás, ainda hoje faço desse bar local de passagem sempre que vou a Portugal. Foi nesse bar onde dei os primeiros passos em rumo ao que agora é a minha carreira, mas acima de tudo a minha paixão, pois hoje mais que nunca sou da opinião que a hotelaria não é para todos e que é preciso gostar muito e sentir orgulho naquilo que se faz para se ter sucesso.


Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

A Cocktail Team enquadrava-se no tipo de formação que eu idealizava na altura, sendo eu um "bartender" em início de carreira e ambicionando desenvolver as minhas capacidades como profissional.
De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?

Sem dúvida que me enriqueceu a nível pessoal, aprendi e desenvolvi técnicas que na altura desconhecia e que ainda hoje me são úteis, além de que conheci grandes profissionais e pessoas por quem tenho grande apreço.
 






Quais os teus planos para o futuro?

Os meus planos passam por continuar a desenvolver e a crescer a nível profissional. Hoje em Londres e quem sabe amanhã em Portugal.


Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Nacional tenho o meu bom amigo Manuel Fialho, chefe de bar dos Hotéis M'Ar de Ar em Évora, pois além de amigo foi o meu mentor, pessoa a quem eu devo muito, tanto pelos ensinamentos, como pela amizade.
Tenho também pessoas como o Sr. Francisco Guerreiro, o Sr. Fernando Brito e o Sr. Joaquim Sabino, pois eles fizeram e continuam a fazer com que a arte de Bartending se mantenha ao seu mais alto nível, apoiando, auxiliando e leccionando aqueles que são apaixonados por esta industria.

Quanto a nível internacional, tenho um grande amigo meu que apesar de português está a representar a UK, estando na final do mundo na África do Sul, o grande Pedro Paulo, profissional de excelência, com quem tive o prazer de trabalhar e competir ao lado.
Não posso nem devo esquecer o Nelson Bernardes que se encontra a trabalhar em Shanghai, e que tem feito um excelente trabalho no que toca a representar o nosso país, estando agora na final da Bacardi Legacy Competition.

Quanto a referências penso que enumerei aqueles que em algo me ajudaram no meu percurso, não deixo por isso de ter um grande respeito por todos os que de uma forma anónima ou menos conhecida tanto fazem para o bem da nossa profissão.


Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

O melhor conselho que posso dar é para que sejam eles mesmos e não deixem que as influências externas os distraiam daquilo que eles tanto querem.

Estudem, apliquem-se e arrisquem.


Qual o teu cocktail preferido?

Negroni.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Iola Martins

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues