Entrevista da Semana - Fernando Fernandes



O escolhido desta semana para a nossa entrevista é o Fernando Fernandes.

O Fernando frequentou a nossa escola pela primeira vez em Novembro de 2011 onde realizou os Cursos de Introdução ao Flair Bartending e Elaboração de Cocktails. Em Março de 2012 rumou novamente à escola para aprofundar os seus conhecimentos na área com o Curso de Gestão e Controle de Bar.

Vamos ver o que o Fernando está a fazer passados estes anos e o que tem para nos dizer:


Fernando neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desempenhar?

Neste momento encontro-me a trabalhar na zona de Aveiro, mais precisamente em Anadia no R Café&Bar.  Bar de referência na zona pelas fantásticas noites de música ao vivo e do fantástico ambiente jovem, no qual desempenho as funções de Head Bartender (Chefe de Bar).


 Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?
 
Brinco sempre com esta pergunta porque acho que o meu primeiro contacto com o bar foi logo uns meses depois de nascer, já na altura os meus pais trabalhavam na área e eu ficava a dormir debaixo do balcão, por isso é natural que já brincasse com garrafas desde pequeno. Posso dizer que já cheguei a detestar a área de hotelaria, roubava-me muito tempo com a família e amigos. Mas mais tarde depois de várias tentativas noutras áreas é que me apercebi que já me estava no sangue trabalhar atrás de um balcão e foi então que aceitei esse desafio e voltei com mais paixão e vontade de aprender mais. 


Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

Quando comecei a gostar verdadeiramente desta área,  vi que podia crescer imenso e que  tinha “jeito para a coisa”. Decidi então aumentar o meu conhecimento na área de bar e a Cocktail Team foi a escola que escolhi, porque me parecia a escola com melhores condições, melhores cursos e boas referências.

De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?


Sem dúvida que estes cursos me foram benéficos, foram eles que me tornaram num Bartender. Fizeram a diferença entre ser “mais um” empregado de Balcão e ser “O” Empregado de Balcão.
  

Quais os teus planos para o futuro?


Aprender sempre que puder, aprender também com os meus e os erros dos outros e pôr em prática tudo o que sei e vou aprendendo.

Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Principalmente o Sr. Hugo Silva e o Sr. Fernando Brito, foram eles que me mostraram que para seres bom Bartender tens que observar todos os pormenores e teres muita dedicação naquilo que fazes, e inclusive perder muitas horas de sono. E depois todos os meus colegas de trabalho, com quem trabalhei e me cruzei estes anos todos que, com as suas críticas e elogios, me fizeram gostar cada vez mais da minha profissão.


Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

Vês aquele cinzeiro e aquele copo vazio?! Limpa-os! Deixa de ver isso como um trabalho ou frete, e fá-lo com paixão! Aprenderás que a satisfação do cliente é a tua melhor gorjeta!


Qual o teu cocktail preferido?

Sem duvida o Long Island Ice Tea pela sua história e porque até hoje ainda não conheci um cliente que não gostasse.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Iola Martins

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues