quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cocktail do Dia - COCO VALEY


Ingredientes:
3 cl de Vodka
3 cl de Bols Cacau White
3 cl de Puré Coco 
1 cl de Xarope Orchata
gelo q.b.

Preparação:
Verta todos os ingredientes num shaker ou nume liquidificadora com gelo picado. Triture ou agite até obter um preparado homogéneo. Sirva num copo old fashioned ou no interior de uma casca de meloa.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Entrevista da Semana - Iola Martins



A entrevista desta semana recai sobre uma das primeiras alunas da Cocktail Team, decorria o ano de 2005, Iola Martins.

Ainda a Cocktail Team dava os primeiros passinhos quando em Junho de 2005 a Iola frequentou o Curso de Introdução ao Flair Bartending. Não querendo ficar por aqui na sua formação, regressou à nossa escola em Maio de 2008 para frequentar o Curso de Working Flair e em Abril de 2009 para frequentar o Curso de Elaboração de Cocktails, pertencendo à primeira turma deste último.

Passados estes anos, vamos ver o que a Iola tem para nos contar:

Iola neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desempenhar?

 Sou sócia-gerente do restaurante bar Villa Rio Cocktail Lounge.
www.facebook.com/VillaRio?fref=ts


 

Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

O primeiro contacto surgiu aos 27 anos com a abertura do Villa Rio. Foi aí que tudo começou...







Em que consiste toda a tua formação nesta área?

Acaba por ser um pouco de tudo, desde a Gestão à execução, animação, tudo o que envolva o serviço e satisfação do cliente, coordenação de equipa, bom funcionamento do espaço.





Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

Tinha perfeita noção da minha falta de conhecimento na área, então, antes de abrir o Villa Rio Cocktail Lounge, decidi procurar formações, o que fiz pela internet. Essa busca levou-me à Cocktail Team.







De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?

A Cocktail Team deu uma perspectiva de bar que nem como cliente tinha conhecimento. Influenciou inclusive a construção física da área de serviço do espaço.



 Quais os teus planos para o futuro?

Os planos são sempre crescer, para já é a abertura de um segundo espaço para breve.



 Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Nacionais... Hugo Silva, Kiko, Nuno Curro, Paulo Ramos, André Margalhau, Nuno Pacheco, Carla Taveira... tantos bons profissionais.
Internacionais... Tom Dyer, Fabio Millani, Alexander Shtifanov...


 Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

Ter a certeza que tem maturidade suficiente para abraçar esta profissão com respeito e profissionalismo.


 Qual o teu cocktail preferido?

Margarita!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cocktail do Dia - PURPLETINI

Ingredientes:
5,5 cl de Gin
1,5 cl de Pisang Ambon Guaraná Lima
Gelo q. b.

Decoração:
1 cereja verde

Preparação:
Verta todos os ingredientes num shaker com gelo. Agite-o energicamente e coe a bebida para uma taça a cocktail, previamente gelada.
Decore com a cereja verde e sirva de imediato.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Bacardy Legacy Competition 2013 - Nelson Bernardes "The Perfect Host"



Nelson Bernardes, foi um dos três finalistas da Competição Bacardi Legacy 2013 que teve a sua final no passado dia 4 de Fevereiro de 2014. Após um ano demasiado intenso, viajando pelo mundo inteiro a mostrar o seu "Perfect Host", a competição chegou ao fim. Para toda a equipa da Cocktail Team, foi um orgulho ver o Nelson chegar onde chegou e desde já fica aqui os nossos sinceros parabéns.


Foi em Portugal que começou a carreira de Nelson Bernardes começando a trabalhar aos 15 anos numa discoteca em Lisboa. Nos anos que se seguiram investiu na sua formação na nossa escola (decorria o ano de 2007) e trabalhou em vários bares até abrir o seu próprio bar com um amigo, contudo a situação do país não era a melhor e devido à crise tiveram de encerrar. Após tudo isto, Nelson decide rumar a Terras de Sua Magestade, inicialmente para ficar apenas a temporada de inverno, contudo o tempo foi passando acabando por lá permanecer durante 5 anos. Nelson era então barman principal do Good Godfrey's Bar, no Hotel Waldorf Hilton. Em Dezembro de 2013, decidiu aceitar um novo desafio na sua vida, tornou-se barman principal do Long Bar, no Waldorf-Astoria At the Bund, em Shanghai, na China.




Em declaração ao site PortugalinUK quando ainda se encontrava em Londres, Nelson Bernardes afirmou que havia sido muito gratificante todo o seu trabalho na capital inglesa, que as oportunidades foram surgindo e que ele não as quis deixar passar. 

Do lado de trás do balcão, tenta promover sempre Portugal falando das belas praias do nosso país. Além disso, guarda na prateleira um lugar especial para bebidas que nem estão no Menu tais como Brandymel, Licor Beirão e Ginginha.

Para a Competição Bacardi Legacy, Nelson inventou um cocktail com nome inglês (Perfect Host) contudo deixa um gostinho português ao ser pronunciado e saboreado. No Good Godfrey's Bar é visivel a placa dourada que marca o local de nascimento do Perfect Host.


Para a Cocktail Team é um orgulho todo o percurso preofissional do Nelson, que lutou por atingir objectivos, realizar sonhos e tornar-se num barman reconhecido internacionalmente.

Nelson, da parte de toda a equipa da Cocktail Team, os nossos sinceros PARABÉNS e votos de continuação de muito sucesso!



Perfect Host by Nelson Bernardes


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Entrevista da Semana - Susana Santos (Shely)



A entrevistada desta semana é uma rapariga, Susana Santos, conhecida entre os amigos por Shely.

O percurso da Shely na Cocktail Team teve início em Setembro de 2011 quando se deslocou de Azeitão a Massamá para frequentar o Curso de Elaboração de Cocktails. No ano seguinte regressou novamente para frequentar os Cursos de Introdução ao Flair Bartending e Working Flair, e no ano de 2013 aprofundou mais os seus conhecimentos com os Cursos Master Gin e Master Whisky. 

Vamos saber um pouco mais sobre a Shely:

Shely neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desemprenhar?

Neste momento trabalho em quatro bares diferentes, um em Lisboa, outro em Queluz, outro na Quinta do Conde e outro em Setúbal. Em todos eles sou Barmaid.

 
Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

Aos 22 anos tive a minha primeira experiência nesta área. Eu já gostava mas a minha mãe não deixava, tinha a minha loja de gift's e tinha que acordar cedo e a noite não era bem vista aos olhos dela. Entretanto um amigo meu precisou de ajuda no bar dele e eu comecei a ajudá-lo aos fins de semana.



Em que consiste toda a tua formação desta área?

Quando decidi dedicar-me realmente ao bar, em 2011 foi quando comecei a tirar cursos na área, até então era apenas uma "brincadeira ao fim de semana". Comecei por tirar o Curso de Elaboração de Cocktails na Cocktail Team pois era o que mais me fazia falta na altura. Posteriormente faltava-me alguma animação atrás do balcão e tirei os cursos de Introdução ao Flair Bartending e Working Flair. Por fim tenho também os cursos Master Gin e Master Whisky.


Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

Decidi estudar na Cocktail Team porque senti a necessidade de saber mais e com rigor. Todo o conhecimento que tinha na área fui aprendendo com vários colegas de profissão e porque sou curiosa nata. Ia vendo e experimentando como ficava, fazendo algumas receitas que via na Internet e criando as minhas também visto que tinha um feedback positivo de quem as provava, os clientes. Tudo isto deixou de ser suficiente para mim, então decidi que teria de ter alguma formação.

De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?

 A Cocktail Team contribuiu no meu gosto pela área, se fora do balcão já me fascinava, quando passei a sério para dentro do balcão, apaixonei-me. Basicamente descobri que andei muitos anos no lado errado do balcão, agora já estou há 3 anos no lado certo. A cada formação que fui, o gosto foi aumentando, querendo sempre mais!


Quais os teus planos para o futuro?

Para o futuro tenho planos de abrir o meu espaço, num futuro muito próximo mesmo! Sempre com formação contínua, este ano gostaria de tirar Mixologia Molecular e Gestão e Controlo de Bar.
Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Tenho como referência Hugo Silva, CEO da Cocktail Team, foi ele que me deu quase todos os cursos que tenho. Tenho ainda como referência, Nelson Bernardes que tive oportunidade de ter como formador no Curso Master Gin, e o Prof. Francisco Guerreiro.


Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

Um conselho.... aconselho sempre formação, faz toda a diferença. Arrisquem!


Qual o teu cocktail preferido?

É sem dúvida o Melon Sour.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cocktail do Dia - LES GLACIALES

Ingredientes:
4 cl de Gin
2 cl de Sumo de Laranja
1 cl de Bols Peppermint White
1 cl de Bols Peppermint Green
gelo partido q.b.

Decoração:
2 rodelas de Laranja
raminho de hortelã q.b.

Preparação:
Num copo highball, verta diretamente metade do gin, metade do sumo de laranja e o Bols Peppermint White. Adicione-lhes gelo partido e decore com uma rodela de laranja e uma folhinha de hortelã. Repita a operação com os restantes ingredientes para o Bols Peppermint Green.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Entrevista da Semana - Tiago Mira


O escolhido desta semana para a nossa entrevista é o Tiago Mira.

O Tiago frequentou a nossa escola pela primeira vez em Fevereiro de 2010 onde realizou os Cursos de Introdução ao Flair Bartending e o Curso de Working Flair. Em 2011 rumou novamente do Alentejo para aprofundar um pouco mais a sua formação e tirou o Curso de Iniciação à Mixologia Molecular. 

Vamos ver os que o Tiago esta a fazer passados estes anos e o que tem para nos dizer:


Tiago neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desempenhar?

Neste momento encontro-me a trabalhar fora do País, mais precisamente em Londres no One Aldwych Hotel, desempenhando as funções de Head Bartender (Chefe de Bar).



 Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

Desde muito cedo que me lembro de ter um grande fascínio pela arte de bar, mas foi com 16 anos que tive a minha primeira experiência dentro do ramo num bar chamado KAB+1 na pequena vila de Ferreira do Alentejo, onde aliás, ainda hoje faço desse bar local de passagem sempre que vou a Portugal. Foi nesse bar onde dei os primeiros passos em rumo ao que agora é a minha carreira, mas acima de tudo a minha paixão, pois hoje mais que nunca sou da opinião que a hotelaria não é para todos e que é preciso gostar muito e sentir orgulho naquilo que se faz para se ter sucesso.


Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

A Cocktail Team enquadrava-se no tipo de formação que eu idealizava na altura, sendo eu um "bartender" em início de carreira e ambicionando desenvolver as minhas capacidades como profissional.
De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?

Sem dúvida que me enriqueceu a nível pessoal, aprendi e desenvolvi técnicas que na altura desconhecia e que ainda hoje me são úteis, além de que conheci grandes profissionais e pessoas por quem tenho grande apreço.
 






Quais os teus planos para o futuro?

Os meus planos passam por continuar a desenvolver e a crescer a nível profissional. Hoje em Londres e quem sabe amanhã em Portugal.


Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Nacional tenho o meu bom amigo Manuel Fialho, chefe de bar dos Hotéis M'Ar de Ar em Évora, pois além de amigo foi o meu mentor, pessoa a quem eu devo muito, tanto pelos ensinamentos, como pela amizade.
Tenho também pessoas como o Sr. Francisco Guerreiro, o Sr. Fernando Brito e o Sr. Joaquim Sabino, pois eles fizeram e continuam a fazer com que a arte de Bartending se mantenha ao seu mais alto nível, apoiando, auxiliando e leccionando aqueles que são apaixonados por esta industria.

Quanto a nível internacional, tenho um grande amigo meu que apesar de português está a representar a UK, estando na final do mundo na África do Sul, o grande Pedro Paulo, profissional de excelência, com quem tive o prazer de trabalhar e competir ao lado.
Não posso nem devo esquecer o Nelson Bernardes que se encontra a trabalhar em Shanghai, e que tem feito um excelente trabalho no que toca a representar o nosso país, estando agora na final da Bacardi Legacy Competition.

Quanto a referências penso que enumerei aqueles que em algo me ajudaram no meu percurso, não deixo por isso de ter um grande respeito por todos os que de uma forma anónima ou menos conhecida tanto fazem para o bem da nossa profissão.


Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

O melhor conselho que posso dar é para que sejam eles mesmos e não deixem que as influências externas os distraiam daquilo que eles tanto querem.

Estudem, apliquem-se e arrisquem.


Qual o teu cocktail preferido?

Negroni.

Site Cocktail Team

Site Cocktail Team
Site Cocktail Team