sexta-feira, 30 de maio de 2014

Curso de Introdução ao Flair Bartending


O próximo Curso de Introdução ao Flair Bartending começa já na próxima segunda feira, dia 2 de Junho pelas 10h. 
Restam-nos poucas vagas disponíveis.
Os interessados apressem-se a nos enviar as suas inscrições e a completarem todo o processo de inscrição antes do final do dia de hoje.



Está tudo a postos para mais um grande Curso na Cocktail Team

Estamos à vossa espera.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

NOVO PRODUTO NA WINE-TIME EUROPE


O 1º GIN PREMIUM SINGLE MALT
Produzido na Escócia





Gilt Single Malt Premium Gin

Gilt, um gin Premium Escocês que se destaca por ser o único Gin Single Malt do mundo a utilizar um álcool à base de malte de cevada (como o Scotch Whisky). Em vez de envelhecer em barris, como o Whisky, o GILT Single Malt Premium Gin é infusionado de acordo com uma fórmula secreta contendo 10 botânicos da mais alta qualidade e, de seguida, é destilado 5 vezes, isso tudo numa destilaria escocesa, assegurando um álcool de qualidade
incomparável.

A Taste of GILT Gin

A Assinatura de GILT® são os leves botânicos cítricos que fazem o seu pedigree.
Ele tem o equilíbrio e sabor suave que satisfaz os padrões dos gostos mais exigentes.

GILT® é um tributo supremo aos pioneiros escoceses de gerações passadas.
Descubra e desfrute deste "Gin Single Malt" exclusivo.


Nariz
Leves Botânicos Cítricos

Sabor
Seco com punções de zimbro e Cardamomo



Fonte : http://www.wine-time.eu/newsletters/Gin/MailingGUILT.html

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cocktail do Dia - CLOUD IN THE SKY

Ingredientes:
2 cl de vodka Stolichnaya
3 cl de Bols Blue
1 cl de natas
gelo q.b.

Decoração:
1 cereja vermelha
limão e açucar colorido (azul) q.b.

Preparação:
Decore a taça: Passe limão pelo rebordo da mesma e, depois,
mergulhe-o num pires com açúcar azul.
Num shaker coloque gelo, a vodka Stolichnaya e dois centilitros
de Bols Blue.
Agite energeticamente e coe, depois, para a taça que preparou.
Adicione a cereja vermelha.
À parte, num shaker, junte as natas ao restante Bols Blue.
Agite-o energeticamente e verta, com suavidade,
no topo do Cocktail.
Sirva de imediato.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Entrevista da Semana - André Margalhau



Nesta semana temos para nos contar um pouco de si, André Margalhau, colaborador nos primeiros anos da Cocktail Team, e um grande amigo.

O primeiro contacto de André com a Cocktail Team foi com Hugo Silva, CEO da Cocktail Team.
Este contacto remonta a 2001, e desde essa data até agora têm sido uma parceria sólida e consistente entre ambos.


André neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desempenhar?

Neste momento estou a trabalhar sim, como tenho estado quase sempre ao longo de todos os meus anos como Bartender. Estou a gerir um bar na Margem sul ( Montijo) com o nome 5 Estrelas.

Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão? 

O meu primeiro contato com o bar foi com 15 anos, pois tinha um amigo que trabalhava á noite e fazia umas ''brincadeiras'' com as garrafas e então de vez em quando montávamos um bar para as nossas festas de amigos.


Em que consiste toda a tua formação nesta área? 

A minha formação na área consiste em várias formações que vão desde cursos de bar americano em quase todos os níveis, formações técnicas sobre produtos específicos e formação que fui adquirindo de forma pessoal através de leitura e consulta ao longo destes 16 anos de Bartending.

Porque decidiste estudar na Cocktail Team? 

Digamos que a opção, não foi uma opção mas sim um prazer e que surgiu a convite do Hugo Silva, amigo e formador desta escola, que me convidou não só para fazer formação com ele mas também para pertencer á sua equipa de uma forma mais direta. Fazendo assim parte da equipa fixa da Cocktail Team.


De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro? 

A Cocktail Team contribuiu bastante para o meu futuro na medida em que me preparou e alargou mais ainda os meus horizontes em termos profissionais e contribuiu de forma significativa para o meu crescimento pessoal.

Quais os teus planos para o futuro? 

Planos para o futuro? Um dia de cada vez como eu gosto de viver, mas gostaria de expandir o negócio que faz agora o seu primeiro ano e continuar a puder ajudar a contribuir para o desenvolvimento desta arte do Bartending.


Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)? 

Como referencias Internacionais e tendo em conta o seu estilo, com o qual me identifico bastante gosto muito do trabalho do Francesco Leone, e a nível nacional tenho duas referencias em vertentes diferentes de bar, o Prof. Fernando Brito, pela pessoa que é e pelo dinamismo que tem e a forma profissional trabalha a outra é o Hugo Silva, que persegui um sonho, concretizou-o , criou uma estrutura de trabalho muito sólida e profissional e que continua desde o seu inicio a evoluir mais e mais.


Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending? 

O meu conselho é o que se querem entrar nesta ''vida'' só porque acham que é giro, pensem bem. O trabalho de um Bartender vai muito além de servir ''copos'', tem de haver um predisposição muito grande e um espírito de sacrifício enorme para conseguirem vingar. A arte do Bartending tem de ser praticada com gosto, carinho e dedicação, temos de colocar um pouco de nós em cada drink que servimos e tentar estar sempre no lugar de quem está á nossa frente, para tentarmos compreender o cliente e assim conseguir fazer o nosso trabalho. Principalmente, que sejam profissionais acima de tudo.

Qual o teu cocktail preferido? 

Long Island Iced Tea, Sem Dúvida. 



"Toda a sorte para a Cocktail Team e mais uma vez a continuação do excelente trabalho que tem vindo a desenvolver."
André Margalhau

terça-feira, 20 de maio de 2014

Cocktail do Dia - BLUE PACMAN

Ingredientes:
3 cl de licor de coco
2 cl de gin Hendrick's
1 bola de gelado de baunilha
2 cl de natas
3 cl de Bols Blue

Decoração:
limão e açucar colorido (azul) q.b.

Decore a taça de cocktail:
Vire-a e passe o rebordo por um pires com
um pouco de Bols Blue;
Mergulhe-o num pires com açucar azul.
Num shaker, verta o licor de coco, o gin Hendrick's
e a bola de gelado de baunilha.
Agite-o energeticamente, coe o preparado para
a taça que preparou.
Verta, suavemente, o Bols Blue, que ficará no fundo.
Sirva.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Time Out Lisboa inaugura espaço gastronómico no Mercado da Ribeira



Conceito único no mundo promete agregar o melhor da capital num único tecto e tornar-se local de passagem obrigatório para lisboetas e estrangeiros.




“O nosso conceito é criar uma revista a três dimensões, ou seja, fazer deste enorme e fantástico edifício um sítio onde o visitante tenha o mesmo tipo de experiência que o leitor tem ao folhear a nossa revista”, diz João Cepeda, director da Time Out Lisboa.

“Para fazer isso criámos vários espaços que têm capacidade de albergar os vários negócios que normalmente acompanhamos e avaliamos – temos uma parte ligada à gastronomia, vamos ter uma sala de espectáculos, vamos ter um bar, vamos ter uma loja grande e em todos estes espaços pretendemos receber o melhor da cidade.” O responsável garante que irá haver barreiras definidas entre as suas decisões editoriais e a sua exploração do espaço.

São vários os nomes conhecidos com espaços no Mercado da Ribeira, como os chefes Alexandre Silva, Miguel Castro Silva, Vitor Claro, Marlene Vieira e Henrique Sá Pessoas. Além deles estarão também algumas das lojas emblemáticas, como a Conserveira Nacional a Manteigaria Silva e Garrafeira Nacional, de Lisboa, ou outras de fora (alguns já com lojas na cidade) como a Arcádia, Santini e Monte Mar. Marcam igualmente presença espaços mais recentes, que têm feito sucesso, como o Sea Me, Prego da Peixaria, Honorato, ou Pizza a Pezzi. Ao todo serão 30 espaços espalhados por 3000 metros quadrado e servidos por 500 lugares sentados em área coberta e mais 250 de esplanada.

Repara-se pelos nomes escolhidos - a que se juntam ainda marcas como a Unicer, João Portugal Ramos, Sumol/Compal, Delta, Vista Alegre e Renova - que houve um critério de selecção de forma a dotar os espaço de personalidade própria e assim evitar que se tornasse uma praça de restauração igual à de qualquer centro comercial.

O espaço abriu, ao público, no passado domingo às 12h. No dia anterior, houve uma pequena festa para os fornecedores e patrocinadores para que pudessem descontrair após oito meses de construção e muita confusão.

Abriu agora e a tempo de receber as grandes festas em Lisboa - Final da Liga dos Campeões, Rock in Rio e Santos Populares.

A parte tradicional do Mercado da Ribeira vai continuar com o horário normal, enquanto o espaço da Time Out vai abrir às 10h e fechar à meia-noite, excepto às quintas, sextas e sábados, em que se estenderá até às duas da manhã.

Um local de passagem obrigatória para quem tem bom gosto é claro.

Extraído de www.publico.pt

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cocktail do Dia - COCO SEA



Ingredientes:
3 cl de Bols Pepermint White
3,5 de Bols Amaretto
3 cl de Cointreau
3 cl de puré coco Monin
1 cl de xarope de açucar

Preparação:
Verta todos os ingredientes numa liquidificadora com gelo.
Triture até obter uma bebida homogénea.
Sirva num copo old fashioned ou no interior de uma casca de coco.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Entrevista da Semana - Nelson Bernardes


Esta semana conosco temos mais um ex-aluno, Nelson Bernardes, que nos vai contar como tudo se passou, e que oportunidades teve após a sua formação na Cocktail Team.

Nelson fez formação na Cocktail Team em 2007, correndo desde o curso de Introdução ao Flair Bartending, Working Flair até ao curso de Cocktails e História das bebidas, tendo sido também nosso formador inicial no curso de Master Gin, tendo Nelson no seu currículo também a conquista do 3º Lugar no Bacardy Legacy Competition 2013.


Vamos saber mais sobre Nelson:

Neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desempenhar?

Neste momento vivo na China, mais propriamente em Shanghai, onde desempenho a função de "Beverage Manager" no Waldorf Astoria Shanghai on the Bund. 
Estou responsável por olhar pelo "beverage program" de 6 diferentes outlets e também conferencias e eventos, (eleboração de menus, promoções, staff training, negociações com fornecedores, recrutamento...etc), se bem que o meu foco principal é o bar principal do famoso Long Bar

Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

Comecei por ser copeiro numa discoteca em Alcantara (antigo Model's) aos 18 anos, por intermédio do meu grande amigo Alvaro Anjos, com quem uns anos mais tarde vim a abrir um bar, o Bungalow-Bar, o qual mantivemos aberto por 7 anos.


Em que consiste toda a tua formação nesta área?

A paixao pela hotelaria/bar surgiu por acaso e veio depois do meu curso técnico, portanto nunca tive um curso intensivo, gênero de escola de hotelaria, no entanto sou uma pessoa que gosta de aprender e inovar, portanto durante a minha carreira tive oportunidade de fazer os mais diversos cursos nas mais diversas escolas de bar, tanto em Portugal como no estrangeiro, quer Flair Bartending, quer Clássico ou até alguns mais especializados em determinados tópicos. 
Tive também a oportunidade de atender variados seminários em Bar Shows, diversas visitas a Distilarias (Don Julio Tequila, Jose Cuervo Tequila, Bacardi Rum, Plymouth Gin, Beefeater Gin, Absolut Vodka, Ketel One Vodka, Nollet Gin, Sipsmith Gin&Vodka, Brandymel) onde tive oportunidade de colocar questões a quem produz o produto e tenho também a minha biblioteca privada em casa com mais de 100 livros dedicados não só a Cocktails mas a tudo relacionado com a industria de bar.

  Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

Cocktail Team foi das primeiras formaçõess que tive a nivel de bar, comecei pela Introducao ao Flair Bartending. Na altura estava a gerir o Bungalow com o Alvaro e sentimos necessidade de oferecer algo diferente aos nossos clientes. A titulo pessoal, já tinha visto vários eventos com Flair e estava bastante interessado em desenvolver as técnicas.

Quais os teus planos para o futuro?

De momento estou focado no projecto em que estou, tenho um contrato por dois anos com o Waldorf, mas tenho varios projectos a nivel pessoal maioritariamente relacionados com formação e consultadoria. 



Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Tenho varias pessoas que me servem de inspiração, umas pela sua forca de vontade, outras pela criatividade e outras pela sua humildade. 
Sou uma pessoa que gosta muito de aprender e tenho sorte de conhecer imensa gente que me ensinou bastante.

Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

Que esteja disposto a trabalhar no duro para fazer com que os seus clientes saiam do seu estabelecimento com um sorriso no rosto, apreciados e com vontade de voltar, que estude a historia dos cocktails, a historia dos espiritos mas que não precisa de ser um "geek", (os clientes não estão para ouvir de distilações, abv's e bitters de abobora) que se divirta e partilhe uma boa gargalhada com os colegas de trabalho e clientes enquanto trabalha, mesmo que se encontre num bar de hotel, há sempre espaço para um sorriso, ninguém quer ir para um bar que parece um velório,seja inteligente com as competições que faz e como as faz, grande parte das "Stars" que conheço nunca ganharam uma grande competição, e muitos dos que ganharam nunca mais ouvi falar deles.
 Marketing e Publicidade são extremamente importantes e nos dias do Facebook, tornou-se gratuito, se tens algo de interessante, publica e partilha! 

Qual o teu cocktail preferido?

 O Perfect Host, porque tem um sabor invulgar e bastante refrescante, ou simplesmente um Whiskey Sour.


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Cocktail do Dia - BLACK RUSSIAN


Ingredientes:
2 cl de Bols Coffe
5 cl de vodka Stolichnaya
gelo q.b.

Preparação:
Verta o Bols Coffe e a Vodka Stolichnaya
para um copo old fashioned com gelo.
Sirva.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Maior Gin Tónico do Mundo



O Bulldog Gin, marca que vai marcar presença no Lisbon Bar Show, com muita creatividade, litros de Gin e litros de Água Tónica, irá preparar o maior Gin Tónico do Mundo, tendo como maior objetivo entrar para o Livro de Recordes do Guinness e claro, deixar impressionados todos os que passarem pelo evento.



Este "Copo" irá conter 25 litros de Bulldog Gin e 75 litros de Água Tónica Schweppes.

O Lisbon Bar Show acontece pela primeira vez em Portugal, no dia 20 de Maio, entre as 13 e as 21 horas, na Tapada da Ajuda.
O objectivo desta feira internacional é funcionar como plataforma de partilha de conhecimento, para fornecedores, marcas, bartenders e especialistas, de forma a que possam ficar a par de tudo o que se faz de melhor na área em todo o mundo.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Cocktail do Dia - BALALAIKA


Ingredientes:
3 cl de vodka Stolichnaya
2 cl de Cointreau
2 cl de sumo de limão natural
gelo q.b.

Preparação:
Verta todos os ingredientes num shaker com gelo.
Agite energeticamente.
Coe duplamente a bebida, primeiro com um passador de rede.
Verta-a numa taça de Cocktail previamente gelada.
Sirva.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cocktail do Dia - HAVE BOLS


Ingredientes:
2 cl de vodka Stolichnaya
2 cl de licor de coco
1 cl de Bols Blue
1 cl de natas
5 pedras de gelo
limonada gaseificada q.b.

Preparação:
Verta a vodka Stolichnaya, o licor de coco, o Bols Blue
e as natas num Shaker com as pedras de gelo.
Agite-o energeticamente.
Verta a bebida para um copo longo (highball) e, suavemente, adicione-lhe a limonada gaseificada até encher o copo.
Sirva.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues



Na entrevista desta semana temos Ricardo Rodrigues, um ex-aluno que decidiu contar-nos o que se passou depois da sua formação na Cocktail Team.

O Ricardo já rumou à nossa escola para tirar diversos cursos, desde o Curso de Elaboração de Cocktails e de Mixologia Molécular em 2011, passando pelo Curso de Gestão e Controlo de Bar em 2013, e mais recentemente, o Curso Master Gin em 2013.

Vamos ver o que o Ricardo tem para nos contar:

Ricardo neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desempenhar?

Bom dia, neste momento estou a trabalhar no "Origami Sushi Bar" no Princepe Real onde sou chefe de bar.

Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

O primeiro contacto que tive com o Bar foi em 2001 numa discoteca em Lisboa onde era "Copos Boy "e ia vendo os Bartenders a trabalhar, ficava super encantado e depois à tarde ficava por lá para me ensinarem algo.
Mais tarde a minha grande experiencia foi no "Pacha" em Las Palmas, Gran Canaria, entre outros.


Em que consiste toda a tua formação nesta área?

Toda a parte de gerência de um Bar/Restaurante, desde controlo de Stock, encomendas, elaboraçao da Carta de Bar, entre todas as outras tarefas.

  Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

Porque queria saber mais, aprender mais, e assim entrei em contacto com o Hugo Silva que me explicou tudo e assim tirei aí algumas Formações.



De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?

Deu-me novas ideias em relação a Bar, mostrou-me novas técnicas, e mais do que tudo ajudou-me no processo desta minha paixão pelo Bartending.

Quais os teus planos para o futuro?

Para o futuro eu espero abrir o meu Bar, para continuar a dar aos meus clientes bom serviço de bebidas, e mostrar-lhes nos Cocktails que lhes sirvo toda a minha paixão pelos Cocktails.

  Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Cesar Costa (Actual Embaixador Martin Millers em Portugal), Fernando Brito, Tom Dyer e Hugo Silva claro.



  Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

Que acima de tudo se mostre receptivo com todos os conhecimentos que adquirir e lhe ensinarem, humildade pelos colegas de profissao e sobretudo paixão, amor e carinho por esta maravilhosa profissão.

Qual o teu cocktail preferido?

Long Island Ice Tea sem dúvida, pois é fresquíssimo e formidável.



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Cocktail do Dia - COCKTAIL PORTUGAL


Ingredientes:
2 Morangos
1cl de Bols Strwaberry
8 a 10 g de açucar
2 pedras de gelo
1 Kiwi
1 cl de Bols Kiwi
1 dash de puré de manga

Preparação:
Coloque os morangos, o Bols Strawberry, dois gramas
de açucar e uma pedra de gela num blender. Triture
muito bem até obter um preparado homogéneo;
reserve. No mesmo Blender, junte o kiwi, o Bols Kiwi,
o restante açucar e a pedra de gelo restante;
triture muito bem. Verta ambos os preparados em simultâneo
para uma taça cocktail, formando uma linha na vertical.
Coloque o puré de manga no centro e sirva.

Site Cocktail Team

Site Cocktail Team
Site Cocktail Team