Entrevista da Semana - Susana Santos (Shely)



A entrevistada desta semana é uma rapariga, Susana Santos, conhecida entre os amigos por Shely.

O percurso da Shely na Cocktail Team teve início em Setembro de 2011 quando se deslocou de Azeitão a Massamá para frequentar o Curso de Elaboração de Cocktails. No ano seguinte regressou novamente para frequentar os Cursos de Introdução ao Flair Bartending e Working Flair, e no ano de 2013 aprofundou mais os seus conhecimentos com os Cursos Master Gin e Master Whisky. 

Vamos saber um pouco mais sobre a Shely:

Shely neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desemprenhar?

Neste momento trabalho em quatro bares diferentes, um em Lisboa, outro em Queluz, outro na Quinta do Conde e outro em Setúbal. Em todos eles sou Barmaid.

 
Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

Aos 22 anos tive a minha primeira experiência nesta área. Eu já gostava mas a minha mãe não deixava, tinha a minha loja de gift's e tinha que acordar cedo e a noite não era bem vista aos olhos dela. Entretanto um amigo meu precisou de ajuda no bar dele e eu comecei a ajudá-lo aos fins de semana.



Em que consiste toda a tua formação desta área?

Quando decidi dedicar-me realmente ao bar, em 2011 foi quando comecei a tirar cursos na área, até então era apenas uma "brincadeira ao fim de semana". Comecei por tirar o Curso de Elaboração de Cocktails na Cocktail Team pois era o que mais me fazia falta na altura. Posteriormente faltava-me alguma animação atrás do balcão e tirei os cursos de Introdução ao Flair Bartending e Working Flair. Por fim tenho também os cursos Master Gin e Master Whisky.


Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

Decidi estudar na Cocktail Team porque senti a necessidade de saber mais e com rigor. Todo o conhecimento que tinha na área fui aprendendo com vários colegas de profissão e porque sou curiosa nata. Ia vendo e experimentando como ficava, fazendo algumas receitas que via na Internet e criando as minhas também visto que tinha um feedback positivo de quem as provava, os clientes. Tudo isto deixou de ser suficiente para mim, então decidi que teria de ter alguma formação.

De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?

 A Cocktail Team contribuiu no meu gosto pela área, se fora do balcão já me fascinava, quando passei a sério para dentro do balcão, apaixonei-me. Basicamente descobri que andei muitos anos no lado errado do balcão, agora já estou há 3 anos no lado certo. A cada formação que fui, o gosto foi aumentando, querendo sempre mais!


Quais os teus planos para o futuro?

Para o futuro tenho planos de abrir o meu espaço, num futuro muito próximo mesmo! Sempre com formação contínua, este ano gostaria de tirar Mixologia Molecular e Gestão e Controlo de Bar.
Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Tenho como referência Hugo Silva, CEO da Cocktail Team, foi ele que me deu quase todos os cursos que tenho. Tenho ainda como referência, Nelson Bernardes que tive oportunidade de ter como formador no Curso Master Gin, e o Prof. Francisco Guerreiro.


Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

Um conselho.... aconselho sempre formação, faz toda a diferença. Arrisquem!


Qual o teu cocktail preferido?

É sem dúvida o Melon Sour.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Iola Martins

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues