Entrevista da Semana - Nelson Frias


O entrevistado desta semana está bem longe do nosso País, neste momento encontra-se a trabalhar no Canadá e chama-se Nelson Frias.

O Nelson rumou à nossa escola pela primeira vez em Fevereiro de 2007 para tirar o Curso de Introdução ao Flair Bartending e posteriormente, cá voltou em Março do mesmo ano para tirar o Curso de Working Flair.

Vamos ver o que o Nelson anda a fazer e o que tem para nos contar:

Nelson neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desempenhar?

Estou a trabalhar no Canadá, mais concretamente na cidade de Winnipeg, provincia de Manitoba. Neste momento sou Diretor Geral de um Pub com 3 pisos e com capacidade para 600 pessoas. 
Trabalho para uma companhia que tem 9 hotéis em funcionamento aqui na cidade. A empresa chama-se Canad Inns e o Pub que estou a gerir para esta companhia chama-se Tavern United - Powerhouse.






Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

O primeiro contacto que tive com a restauração foi quando me inscrevi para um curso técnico-profissional em Tomar designado "Hotelaria/Restauração - Organização e Controlo" em 1996. No decurso desta minha aprendizagem "tomei" o gosto pelo departamento de Bares.
Ainda no decorrer do curso obtive o meu primeiro emprego como copeiro num bar na cidade de Tomar chamado "Casablanca". Quando terminei o curso tirei um outro curso (Bartender) leccionado pela Escola Superior de Hotelaria do Estoril que veio por intermédio da Região de Turismo de Tomar leccionar na Estalagem de Sta. Iria em Tomar. E aí se iniciou tudo na minha vida como Bartender.


Em que consiste toda a tua formação nesta área?

Toda a parte de gerência de um restaurante/hotel, desde os recurso humanos, controlo de stock, compras, controlo de custos, elaboração de menus...


Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

Porque eu estava a sentir que estava estagnado como bartender e que se queria mais teria de investir um pouco mais em mim. Como eu sempre tive interesse no Flair Bartending... quando uma vez o Hugo Silva veio a Tomar fazer uma promoção pela Diageo a um bar chamado "LaCalha" falei um pouco com ele e deu-me algumas informações/orientações/ideias de como eu poderia desenvolver-me. Mais tarde vim a saber que havia uma escola de Flair Bartending (a Cocktail Team) e quando tive oportunidade (pois andava entre empregos) inscrevi-me na Cocktail Team.


De que forma a Cocktail Team contribuiu para o teu futuro?

Deu-me outras ideias para eu me desenvolver, emigrei para o Canadá pouco depois de ter estado ligado à Cocktail Team.


Quais os teus planos para o futuro?

Tudo em aberto neste momento.
Gosto de estar onde estou porque sou reconhecido por tudo o que sei. Sou responsável por uma equipa de 5 gerentes e 163 empregados (bartenders, cozinheiros, empregados de mesa, empregados de limpeza, contabilidade, etc...). Mas estou cansado das temperaturas negativas a que estou sujeito aqui em Winnipeg. Estamos no dia 2 de Março e está na rua 34 graus negativos e é assim todos os anos desde Novembro até ao fim de Março.

Gostaria de voltar a Portugal mas como a situação económica do país está, devo ter de esperar mais um pouco ou por uma boa oportunidade de emprego/negócio.


Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Hugo Silva sem dúvida. Ainda Christian Delpech e o seu irmão, Tom Dyer, entre outros...


Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

Que acima de tudo tenham gosto pelo serviço ao cliente. A base desta profissão é o serviço que prestamos e se prestarmos um excelente serviço serão reconhecidos por isso.

Ser profissional e fazer perguntas. Independentemente do quão confiante se sente ou não, é importante lembrar que o profissionalismo é fundamental. Nunca tentar evitar clientes. Saber pedir-lhes a sua ordem e se não sabe como fazê-lo, pergunte a um dos bartenders experientes para ele/ela mostrar-lhe como.

Manter-se ocupado. Quando se é novo para um qualquer trabalho - especialmente se é o seu primeiro trabalho de bartending - o Gerente/Dono pode tê-lo posto a trabalhar por turnos mais calmos no início. Não vejas isso como despromoção. Isso é óptimo para que consigas ter uma melhor ideia do teu trabalho e desenvolver as tuas habilidades com menor pressão, mas isso também significa que tu podes enfrentar menos multidões e um ambiente geral mais silencioso.

Durante esta fase de treino/adaptação, é importante manteres-te ocupado. Pergunta aos teus colegas ou "Trainer" se existem tarefas que eles gostariam que tu fizesses - como a limpeza do bar ou limpar o chão. Ou, talvez tu também lhes possas espicaçar o cérebro e pedir-lhes alguma orientação sobre como fazer certas bebidas. O que é importante é que tu estás constantemente a provar/mostrar como tu és - dedicado ao teu trabalho, ainda que estejas só na fase de aprendizagem.

Ter uma boa atitude. Estás a trabalhar na Indústria Hoteleira e todos os bartenders precisam de se lembrar disso. Para se ser bem-sucedido tens de manter uma boa atitude, não importa o quão ruim o teu dia está a ser, tens de tratar todos os clientes com gentileza e profissionalismo. Coisas simples como um sorriso e saudação quando um cliente se senta e agradecer a visita e convidá-los a voltar causam boa impressão, mesmo que penses que não.

Que sejas justo e honesto. Estas são características muito importantes para um bartender. Os clientes devem confiar sempre nas tuas sugestões, mas para isso tens de ser tu a conquistar a confiança destes, pelo teu profissionalismo, honestidade, sentido de humor, etc...


Qual o teu cocktail preferido?

Neste momento ando numa fase de "bourbon & cake". Mas se tivesse de escolher talvez seria a Caipirinha, pela frescura que me transmite quando bebo uma.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Iola Martins

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues