Entrevista da Semana - Nelson Bernardes


Esta semana conosco temos mais um ex-aluno, Nelson Bernardes, que nos vai contar como tudo se passou, e que oportunidades teve após a sua formação na Cocktail Team.

Nelson fez formação na Cocktail Team em 2007, correndo desde o curso de Introdução ao Flair Bartending, Working Flair até ao curso de Cocktails e História das bebidas, tendo sido também nosso formador inicial no curso de Master Gin, tendo Nelson no seu currículo também a conquista do 3º Lugar no Bacardy Legacy Competition 2013.


Vamos saber mais sobre Nelson:

Neste momento onde estás a trabalhar e que funções estás a desempenhar?

Neste momento vivo na China, mais propriamente em Shanghai, onde desempenho a função de "Beverage Manager" no Waldorf Astoria Shanghai on the Bund. 
Estou responsável por olhar pelo "beverage program" de 6 diferentes outlets e também conferencias e eventos, (eleboração de menus, promoções, staff training, negociações com fornecedores, recrutamento...etc), se bem que o meu foco principal é o bar principal do famoso Long Bar

Com que idade tiveste o primeiro contacto com o bar e como começou o gosto por esta profissão?

Comecei por ser copeiro numa discoteca em Alcantara (antigo Model's) aos 18 anos, por intermédio do meu grande amigo Alvaro Anjos, com quem uns anos mais tarde vim a abrir um bar, o Bungalow-Bar, o qual mantivemos aberto por 7 anos.


Em que consiste toda a tua formação nesta área?

A paixao pela hotelaria/bar surgiu por acaso e veio depois do meu curso técnico, portanto nunca tive um curso intensivo, gênero de escola de hotelaria, no entanto sou uma pessoa que gosta de aprender e inovar, portanto durante a minha carreira tive oportunidade de fazer os mais diversos cursos nas mais diversas escolas de bar, tanto em Portugal como no estrangeiro, quer Flair Bartending, quer Clássico ou até alguns mais especializados em determinados tópicos. 
Tive também a oportunidade de atender variados seminários em Bar Shows, diversas visitas a Distilarias (Don Julio Tequila, Jose Cuervo Tequila, Bacardi Rum, Plymouth Gin, Beefeater Gin, Absolut Vodka, Ketel One Vodka, Nollet Gin, Sipsmith Gin&Vodka, Brandymel) onde tive oportunidade de colocar questões a quem produz o produto e tenho também a minha biblioteca privada em casa com mais de 100 livros dedicados não só a Cocktails mas a tudo relacionado com a industria de bar.

  Porque decidiste estudar na Cocktail Team?

Cocktail Team foi das primeiras formaçõess que tive a nivel de bar, comecei pela Introducao ao Flair Bartending. Na altura estava a gerir o Bungalow com o Alvaro e sentimos necessidade de oferecer algo diferente aos nossos clientes. A titulo pessoal, já tinha visto vários eventos com Flair e estava bastante interessado em desenvolver as técnicas.

Quais os teus planos para o futuro?

De momento estou focado no projecto em que estou, tenho um contrato por dois anos com o Waldorf, mas tenho varios projectos a nivel pessoal maioritariamente relacionados com formação e consultadoria. 



Que pessoas tens como referência no mundo do Bartending (nacionais e/ou internacionais)?

Tenho varias pessoas que me servem de inspiração, umas pela sua forca de vontade, outras pela criatividade e outras pela sua humildade. 
Sou uma pessoa que gosta muito de aprender e tenho sorte de conhecer imensa gente que me ensinou bastante.

Que conselho darias a um jovem que gostaria de entrar no mundo do Bartending?

Que esteja disposto a trabalhar no duro para fazer com que os seus clientes saiam do seu estabelecimento com um sorriso no rosto, apreciados e com vontade de voltar, que estude a historia dos cocktails, a historia dos espiritos mas que não precisa de ser um "geek", (os clientes não estão para ouvir de distilações, abv's e bitters de abobora) que se divirta e partilhe uma boa gargalhada com os colegas de trabalho e clientes enquanto trabalha, mesmo que se encontre num bar de hotel, há sempre espaço para um sorriso, ninguém quer ir para um bar que parece um velório,seja inteligente com as competições que faz e como as faz, grande parte das "Stars" que conheço nunca ganharam uma grande competição, e muitos dos que ganharam nunca mais ouvi falar deles.
 Marketing e Publicidade são extremamente importantes e nos dias do Facebook, tornou-se gratuito, se tens algo de interessante, publica e partilha! 

Qual o teu cocktail preferido?

 O Perfect Host, porque tem um sabor invulgar e bastante refrescante, ou simplesmente um Whiskey Sour.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Iola Martins

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues