A moda do Gin. O que é um Gin Tónico?

´
O Gin tem estado cada vez mais presente no quotidiano dos portugueses e assiste-se a uma explosão do seu consumo e interesse em Portugal. É possível verificar isso mesmo através dos inúmeros bares inaugurados a cada mês que passa, surgimento no mercado de novas marcas nacionais de Gin, uma revista sobre o tema, sites, páginas de facebook, crescente diversidade de produto (tanto de tónicas como de Gins).
Hoje em dia é comum que numa conversa entre amigos surjam termos como perfect serve, botânicos, copo-balão etc..
O aumento do consumo equivale a um aumento da produção, o que por sua vez resulta no surgimento de novas marcas. Este fenómeno tem-se verificado tanto em Portugal como em Espanha.
Tudo isto faz parte do pós-revolução na forma de servir o Gin. E por falar nesta revolução, é imperativo referir que Espanha teve um papel determinante, e que esta nova moda está essencialmente presente na Península Ibérica. Não é que o Gin não existisse antes, no entanto era muitas vezes servido sem seguir uma receita especifica (Isto era uma constante no serviço de um Gin tónico). A receita a seguir é ¼ de Gin para ¾ de tónica, após este procedimento é que se poderá acrescentar botânicos ou eleger as tónicas que combinem melhor com o próprio paladar do Gin.
A informação primordial a reter sobre Gin é o facto de este conjugar o zimbro, sementes de coentros, cítricos, base de álcool e base água. No processo de destilação e maceração é onde residem as diferenças entre os diversos Gins, conjugando de forma diferente os florais, especiarias e frutos.


Com todas estas novas informações e ao deparar-se com imensas marcas num expositor de uma loja, muita gente se pergunta: por onde irei eu começar?
De facto, ao conhecer o mundo que está em volta desta bebida repare-se que existe muita informação a reter, que vai desde as formas de servir até as histórias por detrás das marcas, passando também pela análise de águas tónicas, comparando a doçura, o tamanho da bolha, a versatilidade, a citricidade e o gás.
Apesar de o conhecimento dos portugueses já ser elevado no que toca aos Gins, a formação irá complementar o conhecimento tanto do consumidor que gosta de conversar com os amigos sobre o assunto como do profissional de bartending.

No curso de Master Gin by Cocktail Team Bar University poderá degustar diversas garrafas de Gin numa tarde, venha descobrir qual é a sua favorita. Inscreva-se no nosso curso de Master Gin no próximo dia 10 de Setembro!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Iola Martins

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues