St. Patrick's Day



São Patrício era um padre que se tornou santo, porque aos 16 anos, enquanto viajava pela Grã-Bretanha para espalhar o cristianismo, foi sequestrado e escravizado por piratas irlandeses. Após seis anos de sofrimento, conseguiu escapar para França, onde passou a viver num mosteiro.

Mais tarde, foi convidado para ser bispo na Irlanda e, num ato de benevolência, decidiu aceitar. Mudou-se para a Irlanda e trabalhou afincadamente na evangelização de novos cristãos, sendo muito importante ao trazer os irlandeses para a religião católica.

Acredita-se que o santo usava o trevo de 3 folhas como uma representação da Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, representada em cada uma das suas folhas. Além disso, acreditava trazer boa sorte por ter a cor verde, cor do país. 

O duende é outro símbolo muito recorrente na festa, contudo, a sua existência remonta ao lado mais pagão da história. Este é um ícone do folclore celta, representado por um pequeno homenzinho, vestido de verde, que pregava partidas e fazia travessuras. Hoje em dia, ele é ainda idealizado como tendo barba ruiva, blazer verde e um pote de ouro que remonta ao final do arco-íris.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista da Semana - Ricardo Rodrigues

Entrevista da Semana - Iola Martins